Teoria feminista e produção de conhecimento situado: ciências humanas, biológicas, exatas e engenharias é um livro organizado pelas professoras Miriam Pillar Grossi (UFSC) e Caterina Alessandra Rea (UNILAB). Reúne reflexões de pesquisadoras/es de diferentes gerações que, vindas/os de múltiplos horizontes intelectuais e acadêmicos, interrogam os campos da ciência e da produção de conhecimento científico desde a ótica teórica feminista.
Sòhòkwe (pronuncia-se Sorroquê, como se houvesse trema na sílaba fi nal) é aqui situado no candomblé fon (jeje). Pelo idioma fon, alguns autores traduzem o fonema sòhò, com o signifi cado de guardião, e kwe como casa, moradia. Mas é com o nome de Xoroquê que mais conhecemos essa divindade. Será a mesma cultuada entre iorubás, fons e alguns outros segmentos religiosos? Será que os sacerdotes compartilham da mesma defi nição de arquétipos? É um vodum ou orixá? Como devemos cultuá-lo, afi nal? Foi por meio da tradição oral que a cultura dos nossos ancestrais africanos chegou até nós. Práticas de distintos rituais de regulação da vida e um grande patrimônio de histórias míticas fundadoras de diversas sociedades, por exemplo, atravessaram o atlântico dentro dos insalubres navios que transportavam os negros escravizados. Muitos foram os que não sobreviveram a travessia entre os continentes. Mas a memória, preservada pela voz, chegou até nossas terras e conquistou espaço entre os que aqui habitavam. No entanto, a palavra, por ser imaterial, se mistura, se integra e se transforma. E foi justamente isso que aconteceu quando pessoas de variadas regiões e nações africanas foram obrigadas a conviver juntas dentro das senzalas: o divino também sofreu as mudanças de seu povo. Entre elas, está o tema deste livro. O segredo e o silêncio como estratégia de preservação e defesa frente as ameaças são, paradoxalmente, a base das religiões afro-brasileiras surgidas pela fala. Entretanto, saber a diferença entre ignorância e o que não pode ser dito fora do culto, é papel de guardiões de nossa matriz, estes que dedicam a vida a se aprofundar sobre todos os detalhes que constroem e solidifi cam, cada vez mais, esta tradição em nossas raízes. Basta ver o sucesso dos outros livros publicados por Vera de Oxaguiã e Odé Kileuy para termos certeza que eles representam bem esse papel. E é também no papel que registram o conhecimento adquirido. Este que agora está em suas mãos, caro leitor. Aproveite!Editora: PallasAno: 2012Idioma: PortuguêsISBN: 8534704872Dimensões 20.83 x 13.72 x 1.02 cmDescrição: 136 pag. - brochura
Uma mudança é um desafio para qualquer um. Nesta história contada por Sonia Rosa, a personagem Florípedes experimenta as mudanças da adolescência: um novo corte de cabelo, uma dor de dentes, os peitos que crescem e o corpo que estica de uma hora para outra. Além disso, Florípedes enfrenta mais reviravoltas: ela muda de bairro e muda de escola. Ela precisa então fazer novos amigos e conhecer os novos professores, mas se depara com as diferenças e, para superá-las, decide optar pelo amor, pelo carinho e pela atenção de sua mãe.Editora: PallasAno: 2009Idioma: PortuguêsISBN: 8534704163Dimensões 26.8 x 19.6 x 0.4 cmDescrição: 28 pag. - brochura
A obra de William Shakespeare já foi apresentada inúmeras vezes e em diversas plataformas além do teatro clássico. O cinema realizou algumas boas adaptações, outras nem tanto e o mesmo pode-se afirmar da sua transposição para a TV. Seria então o texto aprisionado nas folhas de papel através dos tempos a única e definitiva morada da obra do maior de todos os dramaturgos? No Brasil o legado shakesperiano teve o teatro como seu grande propagador. Grandes companhias lideradas por renomados atores, na segunda metade do século XX, foram responsáveis por apresentar ao público as versões tropicais para Romeu e Julieta, O mercador de Veneza, entre outras. Talvez com demasiada cerimônia pelas clássicas montagens britânicas. A partir da segunda metade do século XX Shakespeare passou a ser desconstruído ao redor do mundo e assim, mudaram também as plataformas e as maneiras de se contar suas histórias. Quase tudo seria permitido, o bardo inglês seria ainda mais popular e estaria ao alcance de todas as plateias. Em Otelo e Desdêmona – o mouro de Veneza em cordel, temos o clássico transformado em literatura popular de cordel. Toda a aventura e tragédia provocada pelo ciúme é emoldurada pelas rimas e pelo ritmo nordestino, levando o leitor a embarcar numa ponte aérea inédita entre Veneza e o sertão brasileiro.Editora: PallasAno: 2014Idioma: PortuguêsISBN: 8534705194Dimensões 21.2 x 15 x 0.8 cmDescrição: 44 pag. - brochura
Traz ao conhecimento do leitor os orixás, seus dias, cores, pratos prediletos, para que lhes prestemos a correta homenagem.Editora: PallasAno: 2006Idioma: PortuguêsISBN: 8534703051Dimensões 22.8 x 16 x 1 cmDescrição: 140 pag. - brochura
O autor apresenta uma coleção de fábulas como as de Esopo e La Fontaine – os famosos autores da Grécia antiga e da França – mas com uma pequena diferença: são fábulas que vêm dos povos a que pertenceram nossos tataravós africanos.Editora: PallasAno: 2008Idioma: PortuguêsISBN: 8534704198Dimensões 22.4 x 15.4 x 0.6 cmDescrição: 40 pag. - brochura
Os odus do jogo de búzios com seus caminhos, ebós, mitos e significados, conforme os ensinamentos escritos por Agenor Miranda rocha em 1928 e por ele mesmo revistos em 1998. Contém os itãs (histórias) dos 16 principais odus do jogo de búzios que ajudam o babalaô a orientar o consulente.Editora: PallasAno: 2006Idioma: PortuguêsISBN: 853470273XDimensões 22.8 x 16 x 1 cmDescrição: 200 pag. - brochura
Em feijoada, Sonia Rosa conta como uma iguaria originalmente trazida pelos Portugueses ― feijão com miúdos de porco ― foi adotada pelos escravos, que a ela adicionaram outros sabores: feijão-mulatinho e preto do Brasil, arroz, couve, farofa, laranjas... E assim nasceu o cartão de visitas da cozinha brasileira. Saborosamente ilustrado por Rosinha Campos.Editora: PallasAno: 2006Idioma: PortuguêsISBN: 8534703906Dimensões 15.2 x 15.2 x 0.4 cmDescrição: 16 pag. - brochura
Este livro é a reunião de um grande número de lendas coletadas e reescritas com humor e sabedoria por Adilson Martins. O leitor se surpreenderá com a riqueza e complexidade desse deus africano com tantas qualidades conflitantes. Exu ora pode ser malicioso, ora simpático, ora moleque, ora justiceiro, tudo depende da forma como o tratamos e do respeito que a ele devotamos. Ao final, chegaremos a conclusão de que Exu pode ser muitos e múltiplo e, finalmente, é sábio e sedutor.Editora: PallasAno: 2006Idioma: PortuguêsISBN: 8534703841Dimensões 22.86 x 15.75 x 1.02 cmDescrição: 180 pag. - brochura
A escritora Helena Theodoro, em seu mais importante papel ― o de avó ―, conta para seus dois netos, Neinho e Lalá, histórias do nosso carnaval.Editora: PallasAno: 2009Idioma: PortuguêsISBN: 8534704252Dimensões 25.4 x 19.6 x 0.4 cmDescrição: 32 pag. - brochura
O que é odu? Qual é a sua relação com o sistema divinatório e com o ser humano? Como o jogo de búzios entende e utiliza os odus? Quais são as diferenças entre o jogo de búzios e os jogos de ikins e de opelé? Quais são as vantagens do jogo de búzios sobre outros oráculos? Que fazer depois de uma consulta ao jogo de búzios? Estas e outras questões são respondidas pelo babalaô Adilson Martins em O jogo de búzios por odu. Uma obra que, abordando com seriedade os aspectos religiosos do oráculo e respeitando os segredos iniciáticos, descreve sua técnica de modo muito claro e detalha os significados e as mensagens incluídos em cada um dos dezesseis odus. Uma obra que poderá ser útil, tanto como roteiro de aprendizagem para iniciados, quanto como fonte de informação para estudiosos.Editora: PallasAno: 2013Idioma: PortuguêsISBN: 8534704864Dimensões 20.8 x 13.6 x 1.2 cmDescrição: 232 pag. - brochura
Na língua Yorùbá Exu quer dizer “esfera”, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim. é filho de Iemanjá e irmão de Ogun e Oxossi. Dos três é o mais agitado, capcioso, inteligente, inventivo, preguiçoso e alegre. É aquele que inventa historias. Amosú era um dos habitantes do reino de Ondo e mentia muito. Mentia tanto que sua aldeia ficou conhecida como o lugar da mentira. O rei Abati-Alapá, que já o havia advertido muitas vezes sobre seu comportamento, resolve punir Amosú de forma exemplar. Antes de cumprir sua pena Amosú encontra Exu disfarçado de homem comum e relata o castigo que sofrerá por ter sido tão mentiroso durante toda a vida. Penalizado com a situação, Exu resolve então ajudá-lo desde que Amosú faça tudo o que ele disser. Rogério Athayde escreveu essa fábula sobre um das mais populares e controvertidas figuras da religiosidade africana. Em Exu e o mentiroso ele nos fala de um orixá que está sempre perto dos homens e pronto a ajudá-lo em suas dificuldades. Mesmo que seja preciso parar o tempo. Com belas ilustrações de Clara Zúñiga, Exu e o mentiroso é uma bela carta de apresentação para quem quiser conhecer de verdade a história dos orixás e um pouco da cultura afro-brasileira.Editora: PallasAno: 2012Idioma: PortuguêsISBN: 8534704910Dimensões 20.8 x 22.8 x 0.6 cmDescrição: 40 pag. - brochura
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