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Abdias Nascimento foi uma das mais importantes e brilhantes lideranças do Brasil, dedicando-se intensamente ao enfrentamento do racismo e à promoção do legado cultural afro-brasileiro. Escritor, artista plástico, dramaturgo, deixou um legado cultural incontornável através do TEN, Teatro Experimental do Negro, das pinturas que realçam sua ligação com a cultura africana e dos livros que denunciam o racismo e a violência das relações étnico raciais no Brasil. Na década de 1980, volta-se à política institucional do Congresso Nacional, onde acreditava ser necessário pôr em pauta as questões raciais e implementar políticas públicas de reparação. Muito do debate e das políticas públicas que assistimos hoje e que foram implementadas no país devemos à sua atuação parlamentar. Essa atuação é o objeto deste livro. QUARTA-CAPA Figura estelar no enfrentamento do racismo e em favor dos direitos de reparação dos negros no Brasil, Abdias Nascimento fez de sua vida um canto de louvor à cultura afro-brasileira e de guerra contra o Estado racista e patrimonialista. Escritor, dramaturgo, ator e artista plástico, fundador do mítico Teatro Experimental do Negro, criador do Ipeafro, deputado federal e senador, Abdias empunhava, já no alvorecer da redemocratização, todas as grandes bandeiras que hoje nos são inescapáveis para fazer uma sociedade moderna e radicalmente democrática: as políticas afirmativas, o Memorial ao Escravo Desconhecido, a criminalização do racismo, o dia da Consciência Negra, os direitos trabalhistas das empregadas domésticas, a luta contra o apartheid, a nova Constituição, o Memorial Zumbi e a Fundação Cultural Palmares. Visionário, percebeu que o grande e crucial combate se daria na arena política, que vencer a injustiça e o racismo que alimentavam o ressentimento e a raiva de uma grande parte dos brasileiros só seria possível levando as grandes questões pela via do combate institucional no coração da República, criando as bases para as transformações sociais urgentes. Este livro não é uma biografia; pretende, antes de tudo, dar conta da trajetória política de uma das mais ousadas e brilhantes personalidades de um país que parece estar sempre por ser construído. Ele é, sobretudo, um chamado à luta. NOME DA COLEÇÃO A coleção Debates dedica-se aos temas contemporâneos e aos debates e polêmicas da atualidade. A mais antiga, junto com a Estudos, e a mais conhecida das coleções da editora, conta com quase 350 títulos, alguns já célebres na literatura de não ficção.
Sobre o Autor
Possui graduação summa cum laude e mestrado em American Studies / Puerto Rican Studies pela Universidade do Estado de New York (1976, 1978), juris doctor cum laude (mestrado em direito com honras) pela mesma instituição (1981) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente dirige o Ipeafro – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros. Como diretora do Ipeafro ela idealizou e organizou os fóruns Sankofa de 1991, 1993, 2007 e 2010, bem como o curso Sankofa: Conscientização da Cultura Afro-Brasileira, realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro no período de 1984 a 1995. Realizou a curadoria da megaexposição Abdias Nascimento Memória Viva (Rio de Janeiro; Brasília; Salvador, 2004-2006) e a Ocupação Abdias Nascimento, no Itaú Cultural (2016).
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TRECHOS Na Câmara e no Senado, sua missão era pedagógica no sentido de expor e registrar as diversas dimensões da questão racial para um conjunto de colegas que pouco sabiam e menos queriam aprender a respeito. Entre os maiores privilégios conferidos pelo racismo aos brancos está o de não precisar se ocupar com a questão racial. Ela é incômoda. Bem mais confortável seguir a vida sem pensar nela. O povo preto, no entanto, não vive um dia sem deparar com as mazelas e consequências do racismo. A presença e a palavra de Abdias Nascimento perturbavam aquele cenário do poder, convocando-o a prestar atenção na maioria do povo que dizia representar. Além da palavra proferida na tribuna, havia a palavra escrita nas proposições e projetos de lei e as articulações junto à sociedade civil em torno das propostas democráticas. DO DEPOIMENTO DE ÉRIKA MALUNGUNHO Em 2015, durante o mestrado, na busca de romper o ocidentalismo acadêmico, começo autonomamente a pesquisar e me aprofundar em literaturas que vêm ao encontro do que chamo de verdade anticolonial. É assim que me deparo nesta cronologia com Abdias Nascimento. Reitero, entretanto, que na temporalidade de Iroko (orixá que rege o tempo e a ancestralidade), e não de Cronos (deus grego do tempo), já estávamos em conexão. Na sua luta, Abdias zelou para que pessoas como eu estivessem aqui onde estou. Além de todo o arcabouço intelectual presente na sua obra, algo muito especial fez dele uma grande referência para mim. Nunca antes tinha visto um currículo tão vasto no sentido da multidimensionalidade: ator, artista plástico, político, poeta, professor… Ele era a cosmovisão em pessoa. Posso dizer com todas as letras que me reconhecer no trabalho de Abdias é me sentir autorizada a me mover nesses tantos caminhos da arte, da cultura, da educação e da política. Quando em muitos momentos me questionei por estar construindo um currículo difuso e disperso, fui restaurada pela sua história.
Editora: Perspectiva Editora
Ano: 2021
Idioma: Português
ISBN: 978-6555050806
Dimensões : 11.5 x 1.5 x 20.5 cm
Descrição: 240 páginas – brochura
Em estoque
Peso | 0.35 kg |
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Dimensões | 3 × 17 × 27 cm |
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