Como a Europa subdesenvolveu a África, do historiador e líder teórico do pan-africanismo Walter Rodney, detalha o impacto da escravidão e do colonialismo na história da África. Escrita em 1972 e publicada agora pela primeira vez em língua portuguesa, a obra, considerada uma obra-prima da economia política, argumenta que o inabalável “subdesenvolvimento” africano não é um fenômeno natural, e sim um produto da exploração imperial...
O autor descreve o processo de iniciação nos cultos bantos, mostrando suas divindades, mitos, rituais, cantos, obrigações, em um romance que seduz o leitor.
Oralidades Afroparanaenses: fragmentos da presença negra na história do Paraná, que narra em linguagem poética e acessível diversos fragmentos da presença negra na história do Paraná. As comunidades negras e personalidades afroparanaenses marcantes de Curitiba, Paranaguá, Castro, Quatro Barras, Palmas, Turvo e Lapa são apresentados ao leitor do ponto de vista afrodescendente, a partir de seus valores e modos de viver.
“Edimilson de Almeida Pereira nasceu em Juiz de Fora em 1963, um ano antes do início do período ditatorial brasileiro (…) A estrutura do Caderno de retorno nos permite observar, no começo do poema, a referência à pele, que se desenvolve no decorrer das primeiras estrofes. Embora não se trate de uma estrofe como “Au bout du petit matin”, o elemento pele é visto no decorrer do texto e no final, num movimento circular que, ao se repetir, vai agregando significados, como a pedra no poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade. Normalmente vista como forma de identificação, de pertencimento do sujeito a um determinado grupo, geralmente classificável como branco, negro, indígena ou oriental, essa forma de identificação tem seu significado expandido no texto poético” Daviane Moreira e SilvaEditora: Ogums ToquesIdioma: Português
A autora problematiza arqueologicamente a Enseada de Água de Meninos (Salvador/Bahia) como uma paisagem sagrada, composta por camadas de significados materiais e intangíveis, devido à presença submersa de uma estrutura de ferro atribuída a Exu. O livro discute a presença intencional da estrutura religiosa ao fundo da Enseada, configurando esse espaço como um sítio histórico, permitindo pensar sobre os processos de apropriação religiosa da paisagem,...
A obra é um livro múltiplo, feito por muitas mãos e aberto a muitas vozes, tendo Ritinha da Bahia como seu pivô. É a partir dela que uma nova genealogia da capoeira (feminista, horizontal e insurgente) pode ser vislumbrada em toda sua potência. Ao longo dos capítulos, Ritinha inspira os escritos das autoras em múltiplas dimensões, desde a mais tradicional – o resgate da história...
Amor sem miséria! É o que queremos desde sempre. Mais do que o que queremos. É o que merecemos. Amor à mão cheia. Mas não é o amor dos poetas românticos do Século XIX. É o amor de “Vivendo de Amor”, de bell hooks. O amor que cura. O amor que reconhece as razões e os porquês de termos mais aprendido o desamor por nós mesmxs, do que a elevação de nossa autoestima. Um amor que se inaugura, desde sempre, primeiro pelo cultivo irrestrito ao amor por si, para só num depois desembocar num amor pelxs outrxs e pelo mundo. Amor sem miséria, em bom baianês, é nada mais que a difícil plenitude a que historicamente temos buscado e da qual a escravização nos afastou. Ler as “texturas” de Milsoul Santos nos mostra um poeta atento fortemente às demandas de uma contemporaneidade que marca a dilaceração dos gêneros textuais (?!?!) ou sua hibridização (?!?!) Ninguém mais sabe mesmo o que é um conto, um poema, uma crônica, uma canção. Está tudo junto misturado. Chamar essas escritas poéticas de textura é por demais acertado, porque, as lendo, dá vontade é de tocá-las, de senti- las, de cheirá-las. E isso é sensorial. Sensorial, não. Mais do que isso: é sensual; é atraente.Editora: CICLO CONTÍNUO EDITORIALAno: 2019Idioma: PortuguêsISBN: 9786580196005Dimensões : 21 x 14 x 1Descrição: 88 páginas - brochura
"Laboratório de incertezas" é uma coletânea composta de uma seleção feita pelo autor a partir de poemas publicados de 2006 a 2019, além de outros inéditos. Os títulos são apresentados em ordem decrescente, dos mais recentes aos mais antigos, começando pelo "laboratório de incertezas", que reúne 15 poemas, seguido de "Íntimo Vesúvio", "Deus é Negro" e "Pausa para um beijo".
Editora: Malê Editora
Ano: 2020
Idioma: Português
ISBN: 978-8592736651
Dimensões : 21 x 14 x 1.4 cm
Descrição: 148 páginas - brochura
Reúne lendas, calendário litúrgico, mito, etc. acerca de Iansã - orixá dos ventos e tempestades e dos eguns, além de trazer informações importantes sobre o candomblé.Editora:Ano: 2006Idioma: PortuguêsISBN: 8534700060Dimensões : 20.8 x 13.8 x 0.8 cmDescrição: 116 pag. - brochura
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