Após sofrer com a violência enraizada em sua comunidade, William, um jovem de religião afro-brasileira, só pode recorrer à sua ancestralidade para ser salvo e poder dar início à sua busca por justiça… ou seria vingança? Livro em quadrinhos
Crítica parcial reúne, de um lado, um conjunto de ensaios, artigos e paratextos devotados a uma tábua restrita de temas, por exemplo: a linguagem de alguns poetas (tanto os tributários da invenção, como os da convenção) presentificada em determinadas obras de agora; tópicos sobre as condições de prestigiamento e apagamento seletivos de algumas vozes na sala de estar da literatura brasileira; as implicações das trampas...
“Tudo começou nessa época em que, adolescente, eu me perguntava a respeito do sobrenome que Papai Moupelo, o padre do orfanato de Loango, tinha me dado: Tokumisa Nzambe po Mose yamoyindo abotami namboka ya Bakoko. Esse longo sobrenome significa, em lingala, “Demos graças a Deus, o Moisés negro nasceu na terra dos nossos ancestrais”, e ainda está registrado em minha certidão de nascimento.”
Encantaria: contos afrolésbicos é pro bendo de ar fresco à medida que seu lançamero se torna parte da construção de um espaço literário, em que a negritude, o lesbianismo e a escrita literária convergem em uma intersecção centrada no sujeito afrofeminino, focada exclusivamente no prazer negro, no amor, na paixão erótica e na sexualidade. Em escala epistemológica, o processo de produção literária é estratégico, politicamen-te...
Meteram-me a mim e a mais trezentos companheiros de infortúnio e de cativeiro no estreito e infecto porão de um navio. Trinta dias de cruéis tormentos, e de falta absoluta de tudo quanto é mais necessário à vida passamos nessa sepultura até que abordamos às praias brasileiras. Para caber a mercadoria humana no porão fomos amarrados em pé e para que não houvesse receio de...
Os textos aqui reunidos buscam DENEGRIR a história ao fazer emergirem conteúdos que foram esquecidos, silenciados ou tratados de forma equivocada. Por isso, procura provocar uma reflexão acerca das questões abordadas num contexto de seriedade, dores, alegrias e realidades. Contudo, sem perder a leveza, traz as vivencias do autor frente ao mergulho intenso na luta antirracista em suas duas décadas enquanto um ativista do movimento...
O que começou com um depoimento para uma tese de doutorado sobre a instituição do conceito de patrimônio cultural no Brasil com a Constituição de 1988 se abriu para questionamentos muito mais profundos, na raiz da própria vida do planeta, e tornou-se uma fraterna amizade entre os dois autores. Neste livro, eles dialogam em três textos e apresentam um enfrentamento à monocultura simbólica que as...
Esta Antologia é água, mar, chuva, mar de rosas, torrente… As palavras já escaparam e chegaram até aqui para te convidar a iniciar a leitura, a mergulhar, a se lambuzar, a desfrutar gota a gota, da maravilha que somos com elas… As Quilombellas…
Neste ensaio, invoco a noção de brutalismo para descrever uma época dominada pelo pathos da demolição e da produção, numa escala planetária, de reservas de obscuridade. E de dejetos de todo tipo, restos, resquícios de uma gigantesca demiurgia. Não trataremos de fazer a sociologia ou a economia política da brutalização, muito menos de traçar-lhe um quadro histórico. Tampouco abordaremos a violência em geral ou as...
O novo livro de Lande anuncia as maturidades do poeta, que sem pressa ou agonia, carpinta cada poeminha com o melhor de si, do que viu/viveu até aqui, como o feiticeiro de ritmos cantados, tocados e escrevinhados que é. Acostumado a refazer novos quilombos nos Engenhos Velhos, o poeta Lande esculpe, com propriedade e sabedoria-para em seguida matizar a sua poesia – as palavras consagradas...
Este livro, na linguagem de um jornalismo-literário tipicamente baiano, retrata as heranças e dessemelhanças entre Luanda e Salvador, cidades fêmeas, filhas das águas, captadas no Cacimbo de 1998: Angola é avó da Bahia e dengo tem origem banto-quimbundo. São quase reportagens, quase poemas, como assim se mostra imbondeiro (Baobá) – árvore símbolo de Angola, de raízes profundas, tronco largo e ramagem rala.
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